No artigo de hoje vamos falar do Bolsa família cadastro, no nosso guia completo.

O Bolsa Família trata-se de um programa do Governo Federal de transferência de renda direta, destinado às famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Saiba agora como realizar o Bolsa família cadastro e comece a garantir os seus direitos. Neste conteúdo você vai entender quem pode se beneficiar do programa, documentação que deve ser apresentada para cadastro e como consultar o seu benefício.

Para fazer o requerimento do Bolsa Família é necessário:

  • Fazer o cadastro único: No setor responsável pelo programa em seu município o Responsável Familiar deve levar seu CPF ou Título de Eleitor;
  • Documento de identificação com foto para cada um dos outros membros da família candidata ao benefício.

Esses são os documentos necessários para efetuar o cadastro da família no programa Bolsa Família do Governo federal.

Bolsa família cadastro

Bolsa família cadastro

Bolsa família cadastro

A inscrição no Cadastro Único pode ser realizada por um membro da família, que se tornará o Responsável Familiar. Para se tornar Responsável Familiar é necessário ter ao menos 16 anos de idade e que, preferencialmente seja do sexo feminino.

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Para que a família viabilize o cadastro é importante:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Como consultar o Bolsa Família

A consulta é feita pelo site da Caixa Econômica Federal, utilizando o sistema de consulta pública. Vamos ao passo a passo para ter acesso ao saldo.

  1. Entre no site de Consulta Pública de Benefícios da Caixa (https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp)
  2. Clique em Consulta Benefícios por família;
  3. No formulário, preencha com o CPF do Responsável Familiar ou o número do NIS que está no cartão do Bolsa Família;
  4. O nome completo do responsável deverá aparecer;
  5. Clique no nome, na próxima página estarão disponíveis os valores liberados e os que já foram sacados do benefício.

No site constam informações se o benefício está liberado, os valores a serem pagos, além dos que já foram retirados. Então, a página da Caixa servirá tanto no início da utilização do benefício como para monitoração de como anda seu Bolsa Família e busca de informações caso aconteça algum tipo de problema.